segunda-feira, 30 de junho de 2008

Acção de Formação e Orientações Técnicas

Decorreu, neste Domingo, em Santa Maria da Feira, a reunião anual com técnicos, árbitros e dirigentes para esclarecimento e directrizes técnicas para a época 2008/2009. A sessão da manhã, comum a todos os presentes, contou com casa cheia que estiveram mais de 1300 participantes segundo a organização, 50% a dormir compreende-se pela hora de inicio, 10% a ler os jornais desportivos, 20% a jogar jogos de telemóvel e o resto dos 20% aí sim atentos para ouvir Luís Santos, Presidente da Federação, num discurso de despedida, Henrique Torrinha, Vice-Presidente da Federação Luís Horta, Director do Conselho Nacional de Antidopagem, Luís Capucha, Director Geral da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Pedro Sequeira Coordenador da Formação da Federação e, ainda por fim o Coordenador da Formação da Federação Mats Olsson.


Da parte da tarde, os treinadores, dirigentes e quadros de arbitragem presentes participaram em acções direccionadas para as respectivas áreas de intervenção na modalidade. Estive presente na área dos quadros de arbitragem.


Começou com a Intervenção de Luís Pacheco que falou dos Regulamentos Específicos das Provas com algumas novidades, nomeadamente nos escalões de juvenis e juniores os jogos serão realizados no mesmo dia e à mesma hora e o escalão de juvenis passará a aptos de 3 anos.


Na intervenção de Henrique Torrinha, este falou sobre o presente do andebol nacional, mas o ponto alto da sua intervenção, foi o rigor e a disciplina imposta do futuro presidente em relação ao barulho entre alguns presentes enquanto conversavam, em que o mesmo teve que interromper algumas vezes.


Na intervenção do Conselho de arbitragem, António Galambas (irmão de Carlos Galambas) com um discurso convincente, ele que é major do exercito, começou a intervenção avisando os presentes que não percebe muito de andebol e muito menos de regras, mas que o seu projecto de futuro presidente do conselho de arbitragem que a partir do dia 5 de Julho com a tomada de posse, passa por ver alguns jogos a fim de analisar o comportamento das duplas de arbitragem dentro do recinto de jogo.


Pedro Sequeira interviu sobre o jogo passivo nomeadamente num Maior rigor na execução do Lançamento de Saída, Defesas que se superiorizam aos ataques, Equipas que atacam jogando com o cronometro e Substituições Defesa/Ataque.


Intervenção de Manuel da Conceição, falou sobre as situações de falta atacante, principalmente à prisão do braço pelo atacante do defesa, o atacante fez falta sem bola, simulações de falta do atacante.


José Macau interviu sobre a Sanção Progressiva mostrando um gráfico como se deve ser aplicada, entre os 0 e os 10 minutos de jogo os amarelos e dos 10 aos 60 aplicar as exclusões.

Sem comentários: